Torcendo contra ou a favor da festa?

Publicado em: 26/06/2015
por: Contraponto Isabelense


No dia 10 de julho deste ano, a nossa prezada cidade de Santa Isabel celebrará os seus 183 anos. Como forma de comemoração, a Secretaria de Cultura se mobilizou e conseguiu organizar, junto com os empresários da cidade, o 23º Rodeio de Santa Isabel. A festa contará com artistas renomados e revelações do sertanejo nacional, como Gusttavo Lima (09/07), Paula Fernandes (10/07), Marcos & Belutti (11/07) e Edson e Hudson (12/07), sendo que os shows dos dias 10 e 12 serão gratuitos.

É claro que podemos enumerar vários problemas na execução desse evento. Sendo que o principal se encontra no local onde ele será realizado - ao lado do Ginásio Municipal de Esportes - devido a sua proximidade com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, em matéria veiculada no Jornal Agora News do dia 20 [1], a prefeitura da cidade garante que a empresa que foi contratada está tratando de todo o cumprimento das exigências dos órgãos competentes e ainda está tendo "um cuidado especial" com a UPA em relação a ruídos e distância. Além disso, outro ponto a ser analisado é a real necessidade dos rodeios. Pois, é cada vez maior a movimentação mundial contra os maus tratos de animais, sendo que os rodeios brasileiros são alvos de investigações em relação ao tratamento dado a touros e cavalos usados nesses eventos.

Contudo, a realização do evento foi negativamente criticada por uma grande parte dos internautas da cidade. O principal motivo das críticas é a questão do financiamento da festa. Para muitos, a cidade possui inúmeros problemas e por isso não deveria gastar dinheiro fazendo festas. Alguns perfis no facebook listaram os valores que cada artista cobra para fazer um show, deixando a entender que a prefeitura pagaria por todo esse valor.

Desse modo, é necessário que alguns pontos, em relação a essa questão, sejam expostos para uma melhor análise crítica. Segundo a mesma matéria do Jornal Agora News [1], este ano a festa só acontecerá devido à parceria entre três entes: a prefeitura Municipal de Santa Isabel, o Governo do Estado de São Paulo e a Iniciativa Privada da cidade. Sendo que, mais da metade dos valores gastos para a execução da festa ficou a cargo da iniciativa privada e não dos órgãos públicos. A prefeitura está contribuindo com apenas 16% do valor, o governo do Estado do Estado com 28%, ficando 56% para iniciativa privada, o que representa aproximadamente um investimento de R$ 500 mil para este setor. Ou seja, a festa está sendo patrocinada (e realizada) pelos empresários locais.


Nesse sentido, é preciso compreender que, mais do que um evento de entretenimento, a festa é um investimento feito pelo comércio local, pois os comerciantes compreendem que tal acontecimento pode resultar em um aumento nas vendas - seja através das compras nos mercados locais dos produtos para abastecer as barracas, seja através da comercialização de bebidas e comidas aos visitantes - do comércio local. Se assim não fosse, não haveria motivo lógico para que tal investimento foi feito pelos comerciantes.

Então, para quem está torcendo contra a festa, é necessário compreender que também está torcendo contra os empresários e os comerciantes locais e não apenas contra os órgãos públicos. Pois são eles (empresários e comerciantes) que estão investindo mais na festa.

Referência:
[1] Agora News: Aniversário de Santa Isabel contará com shows, rodeio e diversas atrações.




Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial